O artigo tem como foco a discussão sobre as atividades econômicas ilegais e seu diálogo com a Geografia através da relação dessas ações com o espaço. Será dada especial atenção a atuação desse tipo de economia nas áreas de fronteira, tendo como recorte espacial a fronteira do Brasil com o Paraguai. O quadro conceitual geral é (Leia mais…)
Este trabalho faz parte da pesquisa de Iniciação Científica em curso sobre as Ilegalidades e seus efeitos territoriais na fronteira entre Brasil e Paraguai. O tráfico de drogas ilícitas é o foco do estudo, concentrando-se particularmente nos casos da maconha e da cocaína, produtos mais freqüentes na fronteira estudada. A análise da situação geográfica do (Leia mais…)
Este trabalho se insere no subprojeto “O legal e o ilegal na geografia da fronteira Brasil-Paraguai”, vinculado à linha de pesquisa “Geografia das Drogas Ilícitas e sistema financeiro mundial” desenvolvida no Grupo RETIS/UFRJ. O objetivo principal do trabalho é focalizar as relações transfronteiriças entre Brasil e Paraguai no que se refere ao tráfico de ilícitos (Leia mais…)