Márcio Gimene de Oliveira

A Ferrovia Bioceânica Paranaguá-Antofagasta e a controvérsia entre o modelo primário-exportador e o modelo desenvolvimentista

O objetivo do presente artigo é analisar a perspectiva de construção de conexão ferroviária bioceânica entre os portos de Paranaguá e Antofagasta. Parto do pressuposto de que não dispomos de teoria espacial capaz de aferir com precisão os impactos econômicos e sociais de investimentos em transportes. Sugiro que esta lacuna teórica pode ser suprida por (Leia mais…)

A formação das cidades-gêmeas Ponta Porã-Pedro Juan Caballero

Neste artigo faço um resgate histórico da formação das cidades gêmeas Ponta Porã-Pedro Juan Caballero, situadas na Fronteira Brasil-Paraguai. A análise concentra-se nas interações espaciais verificadas nessas cidades em que o limite entre o lícito e o ilícito se apresenta de forma tênue. Na primeira seção abordo a ocupação territorial destas cidades como decorrência das (Leia mais…)

A fronteira Brasil – Paraguai: principais fatores de tensão do período colonial até a atualidade

Esta dissertação analisa os principais fatores de tensão na Fronteira Brasil-Paraguai desde o período colonial até a atualidade. A hipótese da pesquisa é que a tensão fronteiriça entre os dois países transita gradativamente da idéia de separação para a idéia de interpenetração, tendo como fatores centrais o conflito pelo uso das águas e a ambigüidade (Leia mais…)

As cidades-gêmeas Ponta Porã-Pedro Juan Caballero e Foz do Iguaçu-Ciudad del Este diante da des-articulação regional sul-americana

Este trabalho parte do questionamento sobre como têm se situado as cidades-gêmeas Ponta Porã-Pedro Juan Caballero e Foz do Iguaçu-Ciudad del Este diante das des-articulações regionais sul-americanas. Para tratar desta questão priorizo as dinâmicas espaciais de natureza política e econômica, atentando especialmente para as redes de transportes e estruturas produtivas. Parto da hipótese de que (Leia mais…)

Limites, Itaipu e brasiguaios: notas introdutórias

O artigo apresenta informações básicas acerca das polêmicas envolvendo: a definição de limites territoriais entre Brasil e Paraguai; o Tratado de Itaipu; e os brasiguaios. A premissa adotada é de que pouco se conhece sobre esses assuntos mesmo nos ambientes acadêmicos, o que justifica uma análise menos apaixonada do que a das versões que circulam (Leia mais…)

O ilícito na fronteira Brasil-Paraguai: aprendizados para a integração sul-americana

O presente artigo procura contribuir para o debate sobre a integração sulamericana tendo como referência o estudo do ilícito na Fronteira Brasil-Paraguai. Na primeira seção é feita uma retrospectiva das origens do ilícito no espaço platino, destacando-se o papel exercido pela limitação excessiva do conceito de comércio lícito pelas coroas portuguesa e espanhola. Na segunda (Leia mais…)


Design e desenvolvimento: SteimanKnorr.com