Paulo Cesar Peiter

A Geografia da Saúde na Faixa de Fronteira Continental do Brasil na Passagem do Milênio

Esta tese examina a distribuição de quatros doenças transmissíveis: a malária, a AIDS, a tuberculose e a hanseníase, na Faixa de Fronteira Continental do Brasil, no período entre 1997 e 2001, identificando padrões espaciais e os possíveis determinantes para as diferentes incidências encontradas. A metodologia empregada fundamenta-se na abordagem da ecologia humana das doenças e (Leia mais…)

A Geografia da AIDS nas Fronteiras do Brasil

A difusão global de doenças como a Aids e outras doenças emergentes vem preocupando cientistas e autoridades sanitárias internacionais . Dentre as principais causas deste fenômeno destacam-se: o aumento do volume, amplitude e velocidade dos fluxos de pessoas e mercadorias, e as significativas alterações ambientais (mudanças no clima, destruição dos ecossistemas e perda da biodiversidade, (Leia mais…)

Condiciones de vida, situación de la salud y disponibilidad de servicios de salud en la frontera de Brasil: un enfoque geográfico

Este estudio se propone identificar espacios críticos en la atención a la salud de la Franja Fronteriza de Brasil. Para ello se realizó una caracterización de la distribución de los recursos de salud por municipio y regiones fronterizas en 1999-2000, posteriormente relacionada con las condiciones de vida, situación de salud, accesibilidad geográfica y otros aspectos (Leia mais…)

Considerações sobre a infraestrutura e os recursos humanos em saúde na fronteira do Brasil

Apresentação no Seminário Brasil-União Européia sobre Políticas em Áreas de Fronteira e I Encontro Anual de Núcleos Estaduais de Fronteira, relizados em Foz do Iguaçu, nos dias 24 e 25 de novembro de 2011. [PDF]

Formação técnica de agente comunitário indígena de saúde: uma experiência em construção no Rio Negro

Este relato descreve a experiência de formação técnica profissionalizante de 250 agentes comunitários indígenas de saúde vinculados ao Distrito Sanitário Especial Indígena do Rio Negro, no estado do Amazonas. A iniciativa promove a elevação da escolaridade e o respeito às especificidades culturais dos alunos. Os eixos pedagógicos ‘cultura’, ‘território’, ‘política’, ‘cuidado’, ‘informação’, ‘educação’ e ‘planejamento (Leia mais…)

Geografia da Saúde na Fronteira Continental do Brasil.

Este trabalho é resultado da tese de doutorado: “Geografia da Saúde na Faixa de Fronteira Continental do Brasil na Passagem do Milênio”, defendida em 2005 na Universidade Federal do Rio de Janeiro.- e teve como objetivos: identificar os principais determinantes geográficos da Malária, AIDS, Tuberculose e Hanseníase na Faixa de Fronteira (FF) do Brasil; identificar os espaços críticos para (Leia mais…)


Design e desenvolvimento: SteimanKnorr.com