Pedro Aguiar Tinoco do Amaral

A economia e o mercado de trabalho na faixa de fronteira do Brasil

O presente trabalho pretende analisar a questão econômica dos municípios como foco do surgimento do mercado de trabalho informal, em uma situação geográfica particular, a da Faixa de Fronteira do Brasil com os países vizinhos. A Faixa de Fronteira brasileira é a região de influencia do limite político internacional, definida pela Lei 6.634, de 02/05/1979, (Leia mais…)

A evolução do mercado de trabalho na faixa de fronteira do Brasil

A Faixa de Fronteira continental brasileira é considerada, pela Constituição Federal, uma região de grande importância para a defesa do território nacional. Por ser esparsamente povoada e atravessada por inúmeras redes ilegais de contrabando e tráfico de drogas, ela é também uma fonte constante de preocupação para o governo brasileiro. Além disso, outra preocupação é (Leia mais…)

Mercado de trabalho na faixa de fronteira do Brasil

A dinâmica do mercado de trabalho vem sendo alterada desde o começo dos anos 2000. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de empregados formais no Brasil cresceu 65,7%1 no período entre 2002 e 2012 e corresponde hoje a 56,9% do total de empregados, o que aponta na direção do desenvolvimento (Leia mais…)

Segurança Pública nas Fronteiras: diagnóstico Socioeconômico e demográfico

  O Diagnóstico Socioeconômico e Demográfico da Faixa de Fronteira relacionado a criminalidade e violência é parte da pesquisa desenvolvida para o Ministério da Justiça- SENASP/Programa ENAFRON (Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras), cujo objetivo geral é intensificar o controle e a fiscalização na fronteira continental brasileira, especialmente a prevenção, controle e repressão de (Leia mais…)


Design e desenvolvimento: SteimanKnorr.com