Acre

A Gestão Territorial na Zona De Fronteira Acre-Peru e seus efeitos para os Povos Indígenas

Este trabalho procura compreender os efeitos territoriais das interações transfronteiriças na zona de fronteira Acre (Brasil) – Madre de Dios, Ucayali (Peru). Especificamente, analisamos a influência da gestão territorial, na forma de assimetrias e singularidades decorrentes do contato entre institucionalidades diversas, para o acirramento ou minimização de conflitos sócio-ambientais na região. A partir de um levantamento preliminar os povos (Leia mais…)

Acre: Base Produtiva – 2001

DISSERTAÇÃO: Áreas Protegidas, Territorialidade Indígena e Conflitos Socioambientais na Zona de Fronteira Brasil-Peru

Os conflitos socioambientais passaram a ter destaque na fronteira Brasil-Peru nas últimas décadas abarcando os recursos naturais, as coletividades em torno desses bens e as formas de inter-relacionamento com o território. Nossa atenção na zona de fronteira internacional foi dedicada às unidades de conservação e terras indígenas acreanas que estão contíguas às áreas naturales protegidas, (Leia mais…)

Estudos de Caso das Interações Transfronteiriças na Fronteira do Estado do Acre com o Peru

Oliveira, C. R.;  Machado, L. O. 2007. Estudos de Caso das Interações Transfronteiriças na Fronteira do Estado do Acre com o Peru. In: 59ª Reunião Anual da SBPC. São Paulo: SBPC/UFPA.

Estudos de Caso das Interações Transfronteiriças na Fronteira Internacional Norte do Brasil

Oliveira, C. R. 2006. Estudos de Caso das Interações Transfronteiriças na Fronteira Internacional Norte do Brasil. In: Anais da XXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ/CNPq.

Geopolítica fragmentada: interações transfronteiriças entre o Acre (BR), o Peru e a Bolívia

O primeiro propósito deste artigo é analisar algumas das interações espaciais na zona de fronteira que compartem Brasil, Peru e Bolívia, no momento em que se finaliza a construção da Rodovia Transoceânica que conecta o Brasil e a Bolívia ao litoral do Pacífico no Peru. O segundo propósito é sugerir que a abordagem da geopolítica clássica centrada em grandes espaços (nacionais, subcontinental, continentais) e iniciativas governamentais (Leia mais…)


Design e desenvolvimento: SteimanKnorr.com