Amazônia Sul-americana

A Estratégia Nacional de Defesa, a Geografia do tráfico de drogas ilícitas e a Bacia Amazônica Sul-Americana

O tráfico ilícito de drogas é um tema bastante complexo e só será possível fazer aqui uma breve discussão a respeito. O foco é a Bacia Amazônica Sul-americana e a produção e trafico de coca – cocaína, responsável pela formação de um espaço em rede que integra a parte brasileira aos outros países drenados pela (Leia mais…)

A geografia das cidades de fronteira: um estudo de caso de Tabatinga (Brasil) e Letícia (Colômbia)

A atual tendência de formação de blocos econômicos regionais e as diásporasde povos com nacionalidade compósita numa escala sem precedentes no passado provocaram uma mudança fundamental na abordagem das fronteiras e limites internacionais. Como parte dessa transformação conceitual, alguns pesquisadores têm se preocupado em compreender os efeitos da desfuncionalização parcial das fronteiras políticas internacionais e (Leia mais…)

Amazônia loteada pelo petróleo e gás: conflitos socioambientais na fronteira Brasil-Peru

Os conflitos socioambientais tem destaque na fronteira Brasil-Peru abarcando além dos recursos naturais, as coletividades em torno desses bens e suas formas de inter-relacionamento com o território. A presença do limite internacional, das políticas públicas para o ambiente, e a justaposição de ações socioambientais tornam a fronteira um território ainda mais dinâmico. Foram levantadas informações (Leia mais…)

Áreas Protegidas em Zona de Fronteira

O artigo apresenta uma tipologia de áreas protegidas transfronteiriças, ressaltando alguns casos sul-americanos, dentre demais em outros continentes. Dentre eles estão casos na Amazônia Sulamericana como a área protegida transfronteiriça formada pelo Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, no estado do Amapá, Brasil, e pelo Parc Amazonien, na vizinha Guiana Francesa; a criação concomitante do Parque (Leia mais…)

Áreas Protegidas nas Zonas de Fronteira Internacional da Amazônia Brasileira

Ao longo da última década, uma gama de organizações tem ativamente promovido e financiado a criação de áreas protegidas em zonas de fronteira. Tais áreas são entusiasticamente defendidas como capazes de conservar a integridade dos ecossistemas que se espraiam através de fronteiras políticas e como ponto de partida para integrar esforços mais amplos de cooperação (Leia mais…)

Dimensão amazônica do conflito colombiano e seus efeitos nas políticas de segurança continental e brasileira

Alguns motivos justificam a opção de tomar o conflito colombiano como ponto de partida para entender as atuais dinâmicas de segurança e insegurança na Amazônia sul-americana. Em primeiro lugar, o tráfico de drogas e suas conexões têm sido um dos principais temas a mobilizar as relações internacionais no âmbito regional andino-amazônico, principalmente no que se refere (Leia mais…)


Design e desenvolvimento: SteimanKnorr.com