O objetivo do presente artigo é analisar a perspectiva de construção de conexão ferroviária bioceânica entre os portos de Paranaguá e Antofagasta. Parto do pressuposto de que não dispomos de teoria espacial capaz de aferir com precisão os impactos econômicos e sociais de investimentos em transportes. Sugiro que esta lacuna teórica pode ser suprida por (Leia mais…)
Esse trabalho corresponde a uma parte da pesquisa de doutorado que originou a tese “Segurança na América do Sul: a construção regional e a experiência colombiana” (PPGG/UFRJ). A construção da segurança regional na América do Sul é um processo contraditório de avanços e retrocessos que pode ser trilhado a partir da formação de um âmbito institucional regional e (Leia mais…)
As fronteiras internacionais são um elemento fundamental na construção dos estados modernos. O surgimento e transformação de conurbações de fronteira estão muitas vezes ligados com a abertura de pontes e outras infra-estruturas do sistema de circulação internacional. Assim, esses espaços urbanizados são caracterizados como passos necessários de fluxos legais e ilegais de pessoas e bens. (Leia mais…)
Este trabalho parte do questionamento sobre como têm se situado as cidades-gêmeas Ponta Porã-Pedro Juan Caballero e Foz do Iguaçu-Ciudad del Este diante das des-articulações regionais sul-americanas. Para tratar desta questão priorizo as dinâmicas espaciais de natureza política e econômica, atentando especialmente para as redes de transportes e estruturas produtivas. Parto da hipótese de que (Leia mais…)
Machado, L.O. 2005. Estado, territorialidade, redes. Cidades gemeas na zona de fronteira sul-americana. Em: M.L.Silveira (Org.). Continente em chamas. Globalização e territorio na América Latina. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, p. 285-284. [PDF]
Este artigo visa contribuir com o debate conceitual e operacional sobre um dos clássicos temas da Geografia Política, a fronteira, bem como trazer ao debate outras noções subjacentes a ela, que são zona e faixa de fronteira. Posteriormente, o ensaio aponta alguns novos caminhos para se pensar as fronteiras atualmente. Isto porque as incursões investigativas sobre (Leia mais…)