O presente trabalho visa analisar os efeitos da dinâmica do mercado de trabalho nas interações espaciais nos segmentos de fronteira do Brasil com  a Bolívia. Trata- se de estimar como este fator influencia na orientação e na intensidade dos deslocamentos populacionais em função das demandas diferenciais do emprego em períodos distintos nas zonas de fronteira estudadas.

A metodologia do trabalho consiste em pesquisas bibliográficas sobre interações espaciais, mercado de trabalho e fluxos migratórios em regiões fronteiriças. Em seguida será realizado o levantamento de dados secundários em órgãos oficiais dos três países estudados para que, posteriormente, com o auxílio de ferramentas de geoprocessamento, estes dados possam ser mapeados visando um melhor entendimento de seus padrões espaciais e de sua correlação com outras variáveis já mapeadas para as áreas analisadas.
Os resultados esperados a partir deste trabalho são: a análise dos mapas que permitam uma abordagem comparativa entre dois segmentos, a partir das características do mercado de trabalho e das migrações enquanto elementos que qualificam as interações na fronteira.

Nogueira, E.B.C. 2007. Mercado de Trabalho e Migrações na Faixa de Fronteira Brasil – Bolívia. Anais da XXIX Jornada de Iniciação Científica da UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ/CNPq.