Diversos estudos sobre as fronteiras colombianas têm se concentrado nos assuntos relativos aos efeitos das ações do Plan Colombia nos espaços fronteiriços. Elementos como o deslocamento populacional para os países vizinhos, o uso do espaço fronteiriço por atores armados legais e ilegais e os problemas ambientais resultantes das fumigações aéreas têm sido evocados tanto pelos governos centrais quanto pelos agentes locais das fronteiras colombianas. Embora tais aspectos não tenham surgido recentemente, sua relevância para os fluxos transfronteiriços e nas relações inter-estatais na região andino-amazônica coincide com o agravamento do conflito. (…) O objetivo da pesquisa desenvolvida é analisar quais são os efeitos territoriais do Plan Colombia nas fronteiras. A partir da bibliografia específica sobre o Plan Colombia e seus efeitos nos países vizinhos, foi possível traçar um panorama geral para os diversos países fronteiriços à Colômbia de modo a identificar os principais elementos que figuraram nos debates políticos e acadêmicos acerca das fronteiras. O mesmo procedimento não foi válido para o caso da fronteira brasileira devido à pouca literatura disponível sobre a dinâmica da fronteira com o foco no Plan Colombia. Isso se deve, por um lado, à baixa intensidade das interações nessa fronteira e, por outro lado, ao privilégio das dinâmicas inter-estatais nas referências ao Plan Colombia feitas a partir dos atores estatais brasileiros. Foram escolhidos os seguintes indicadores para identificar e medir os efeitos territoriais do Plan Colombia nas zonas de fronteira dos países vizinhos à Colômbia: deslocamento populacional, resultando em um contingente de refugiados que buscam proteção nos países vizinhos, e a ação dos atores armados nas fronteiras.

Monteiro, L. C. R. 2009. Novas territorialidades na fronteira Brasil-Colômbia: deslocamentos populacionais e presença de atores armados irregulares. In: Luis E. Aragon; José Aldemir Oliveira. (Org.). Amazônia no cenário sul-americano. Manaus: EDUA.