A pesquisa que está sendo desenvolvida tem por objetivo analisar o mercado de trabalho formal e informal nos estados do Pará, Rondônia e Amapá e suas relações com processo e urbanização e municipalização, tendo como recorte espaço-temporal os principais eixos de desenvolvimento – estradas e rios. O objetivo da etapa atual da pesquisa é relacionar o tamanho urbano, o mercado de trabalho e o grau de desenvolvimento humano das unidades locais.

Com este propósito foram realizados levantamentos bibliográficos e estatísticos, tendo como suporte básico os Censos de Demográficos do IBGE e do Relatório Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho, e para os indicadores de desenvolvimento humano, os dados das Nações Unidas/ IPEA.
Os resultados preliminares mostram que as cidades com menor tamanho urbano, com baixo nível na hierarquia urbana e maior proporção da PEA no mercado informal, apresentam os mais baixos índices de desenvolvimento humano. As cidades médias apresentam maior diferenciação de comportamento dos indicadores de desenvolvimento. Já nas maiores cidades, que apresentam em números absolutos grande contigente de população abaixo da linha de pobreza, o desenvolvimento urbano tem efeito positivo sobre os indicadores de desenvolvimento humano.

Araruna, L. B.  1999. Eixos de Desenvolvimento, Urbanização, Mercado de Trabalho e Grau de Desenvolvimento Humano no Estado do Pará, Rondônia e Amapá. Anais da XXI Jornada de Iniciação Científica da UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ/CNPq.