Entre as diversas ações empreendidas nas últimas décadas em relação ao combate internacional ao tráfico de drogas na região andina, o Plano Colômbia é a de maior impacto. O volume financeiro aportado e o grau de envolvimento dos Estados Unidos o atestam. Seus efeitos transcendem os motivos que orientaram sua justificativa – o tráfico de drogas – e ultrapassam as fronteiras físicas e subjetivas que originalmente confinavam sua problemática ao conflito interno colombiano. O objetivo do trabalho é avaliar os efeitos territoriais do Plano Colômbia, após seis anos passados desde seu início até sua finalização em 2005, nos países vizinhos à Colômbia, especificamente no Brasil. O recorte espacial escolhido para analisar os efeitos do conflito colombiano é a zona de fronteira internacional entre Brasil e Colômbia. Utilizamos a caracterização introduzida pelo Grupo RETIS, que distingue a faixa de fronteira como “uma concepção de jure, associada aos limites territoriais do poder do Estado” e a zona de fronteira como “um espaço de interação, uma paisagem específica, com espaço social transitivo, composto por diferenças oriundas da presença do limite internacional” (Machado et al., 2005: p. 21). A partir da bibliografia consultada, foram escolhidos os seguintes indicadores para medir os efeitos territoriais do Plano Colômbia nas zonas de fronteira dos países vizinhos: a) deslocamento populacional resultando em um contingente de refugiados que buscam proteção nos países vizinhos; b) efeitos ambientais da fumigação aérea; c) ação dos atores armados nas fronteiras; d) possibilidade de deslocamento dos cultivos ilícitos para os países vizinhos; e) alteração de rotas, corredores e funções de cada país no complexo coca-cocaína. Com o objetivo de desenvolver uma análise comparada, esses mesmos cinco indicadores foram utilizados para caracterizar os efeitos do Plano Colômbia no Brasil. A abordagem comparada permite uma aproximação de um ‘campo de possibilidades’ para a incidência dos efeitos do conflito colombiano na zona de fronteira entre Brasil e Colômbia, definida pelas características do conflito colombiano nas fronteiras dos demais países e pelo conteúdo específico de fronteira entre Brasil e Colômbia.

Monteiro, L. C. R. 2006, Plano Colômbia e seus efeitos territoriais nas fronteiras: uma análise comparativa entre o Brasil e os demais países vizinhos à Colômbia. Anais da Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural – UFRJ, Rio de Janeiro. Anais.