A presença de uma Terra Indígena na Faixa de Fronteira, as disputas políticas e territoriais estabelecidas entre organizações indígenas tradicionais, organizações não-governamentais, órgãos da administração pública federal, estadual e municipal, as comunidades indígenas, fazendeiros, pecuaristas, garimpeiros, sociedade local e o Exército, compõem uma complexa rede com rebatimentos espaciais importantes. Acreditamos que os objetivos destes diversos atores visem, sobretudo, o estabelecimento e a ampliação do seu poder político, econômico e territorial sobre o espaço, poder este que se manifesta por meio das mais diversas estratégias de controle sobre as normas deste território.
Pretendemos, portanto, fazer uma análise dos conflitos existentes entre índios e os demais atores envolvidos no processo de demarcação da Terra Indígena Raposa/Serra do Sol, localizada na porção nordeste de Roraima, na Amazônia brasileira.
A questão central que guia este trabalho é saber em que medida as estratégias territoriais indígenas são verdadeiramente um expressão de suas próprias demandas enquanto um povo. Isto é, seria possível atribuir unicamente aos indígenas a gênese do processo atual de demarcação de suas terras ou poderíamos supor que as ações e expectativas dos demais atores interessados na causa poderiam, em certa medida, conduzir o processo?
A partir disto, identificamos a presença de três grupos de atores: os índios, as frentes de ocupação não-indígenas e o governo. Cada um destes atores utilizou territorialidades distintas para, de certa forma, tentar conduzir o processo de demarcação da Terra Indígena. Apesar da importância da presença indígena ao longo da demarcação, as análises feitas nos indicam que os elementos que levaram à demarcação de Raposa/ Serra do Sol encontram justificativa não somente na territorialidade indígena, mas em todos os demais atores presentes em Raposa/ Serra do Sol.
[PDF]
Fernandes Neto, P. 2006. 130 f. A demarcação da terra indígena Raposa / Serra do Sol (Roraima): conflitos entre territorialidades (1993-2005). Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós Graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.