O Lago de Itaipu é o principal fator que favorece o desenvolvimento do tráfico de drogas na fronteira entre Brasil e Paraguai, cuja relevante extensão dificulta a fiscalização de órgãos oficiais. Nesse sentido, esta dissertação tem por objetivo central analisar o fluxo do tráfico de drogas ilícitas na fronteira entre Brasil e Paraguai – são consideradas, especificamente, o tráfico de maconha, cocaína e crack, haja vista as constantes apreensões dessas drogas – entendendo que o tráfico é pressuposto para a formação de redes geográficas ilegais pelo território. Para tanto, a metodologia utilizada baseou-se em leituras bibliográficas, no levantamento de dados estatísticos sobre o tráfico de drogas, bem como de políticas públicas de combate ao tráfico de drogas ilícitas existentes no Brasil e no Paraguai, na elaboração e utilização de mapas para representar a cartografia da fronteira à luz do tema estudado, além de trabalhos de campo que contemplaram entrevistas e aplicação de questionários. Dos resultados obtidos, cabe destacar que, dada a existência de inúmeras rotas, não é possível definir por meio de quais as drogas são transportadas. Não obstante a existência de rotas fixas, a atividade de tráfico de drogas ilícitas evidencia, por meio de sua movimentação, desde os países produtores de drogas, até o consumidor final, uma complexa rede ilegal pelo território. Os principais agentes envolvidos nesse processo compreendem os produtores rurais que trabalham no plantio e processamento da droga; os indivíduos que transportam a droga; os grandes “chefes” do tráfico, responsáveis por coordenar a logística da atividade; os consumidores de drogas e os agentes componentes dos órgãos encarregados da repressão à atividade ilícita, representando o Estado.

[PDF]

Gemelli, Vanderleia. 2013. As redes do tráfico: drogas ilícitas na fronteira Brasil e Paraguai. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Francisco Beltrão, 2013. Orientador: Prof. Dr. Edson Belo Clemente de Souza. 177 p.