Este artigo tem por objetivo principal fazer uma análise comparativa entre os dois pares de cidades-gêmeas do estado de Roraima – Pacaraima (Brasil)/ Santa Elena (Venezuela) e Bonfim (Brasil)/ Lethem (Guiana) – tendo como pressupostos iniciais: a) os conflitos entre brancos e indígenas no estado; b) o potencial de Roraima, e particularmente de suas cidades gêmeas, de funcionar como local privilegiado para o estabelecimento de acordos comerciais com os países limítrofes; c) a posição estratégica de Roraima no que diz respeito às políticas de povoamento e defesa do território nacional. Estes pressupostos foram escolhidos em função de seu significativo valor explicativo quando tratamos das questões atinentes ao estado de Roraima como será melhor explicado adiante.
O interesse por este estado localizado no extremo norte do Brasil e em particular pelos municípios de Pacaraima (Brasil) e Bonfim (Brasil), e Santa Elena (Venezuela) e Lethen (Guiana), seus respectivos pares de cidades-gêmeas, se deu em virtude de alguns motivos: em primeiro lugar, por tratar-se de um estado ao qual tem-se dedicado poucos estudos no âmbito da academia, especialmente quando buscamos literatura específica no Sudeste brasileiro. Tal dificuldade tornou o processo de obtenção dos dados bem mais demorado, o que acabou por interferir no próprio planejamento de apresentação dos primeiros resultados.

[PDF]

Fernandes Neto, Pedro. A faixa de fronteira internacional norte do Brasil: uma análise comparativa entre os dois pares de cidades-gêmeas de Roraima: Pacaraima (Brasil)/ santa elena (Venezuela) e Bonfim (brasil)/ Lethen (Guiana). Anais do X Encontro de Geógrafos da América Latina. São Paulo: Universidade de São Paulo – 20 a 26 de março de 2005.