O presente trabalho busca analisar as concepções de ameaça ao Estado formuladas pelos agentes estatais brasileiros e, em particular, pelos militares, no contexto das mudanças geopolíticas ocorridas na América do Sul nas duas últimas décadas. Um conjunto de dezesseis artigos foram selecionados em seis revistas militares brasileiras, entre 1998 e 2007. Os periódicos militares apresentam um registro particular das concepções de ameaça do Estado brasileiro, através do debate existente no interior das corporações responsáveis pela execução das políticas de segurança e defesa nacional. O objetivo é identificar as idéias recorrentes no conjunto dos artigos, que expressem os consensos e contradições quanto às seguintes questões: 1) Quais concepções de ameaças são apresentadas tanto em nível conceitual como em suas expressões concretas gerais e específicas para o caso do Brasil e América do Sul? 2) Quais ameaças e vulnerabilidades são atribuídas aos espaços amazônico, fronteiriço e ao segmento da zona de fronteira Brasil-Colômbia? 3) Que ações e políticas são recomendadas ao Estado brasileiro para fazer frente às ameaças identificadas? Os debates internos influenciam, em diferentes níveis, as decisões sobre as políticas estatais, além de revelar como tais políticas são apropriadas pelos segmentos responsáveis por sua aplicação.

Este artigo sintetiza uma etapa da investigação sobre as políticas de controle territorial do Estado brasileiro na Amazônia e, particularmente, no segmento de fronteira Brasil-Colômbia. As duas últimas décadas foram marcadas pela intensificação do conflito interno colombiano e pela implantação do Plan Colombia. Apesar da baixa incidência de “transbordamento” de efeitos territoriais do Plan Colombia na fronteira brasileira, diversas políticas do Estado brasileiro relativas à segurança da fronteira continental e da Amazônia apresentam como justificativa as ameaças originadas na Colômbia.

[PDF]

Monteiro, L. C. R. 2010. Concepções de ameaça ao Estado brasileiro: uma leitura através das revistas militares (1998-2007). Anais do IV Encontro Anual da Associação Brasileira de Estudos de Defesa. Brasília.