Este trabalho parte do questionamento sobre como têm se situado as cidades-gêmeas Ponta Porã-Pedro Juan Caballero e Foz do Iguaçu-Ciudad del Este diante das des-articulações regionais sul-americanas. Para tratar desta questão priorizo as dinâmicas espaciais de natureza política e econômica, atentando especialmente para as redes de transportes e estruturas produtivas. Parto da hipótese de que investimentos insuficientes nos modais hidroviário e ferroviário vêm restringindo as possibilidades de que essas cidades-gêmeas se articulem de forma mais intensa com as demais cidades sul-americanas. No primeiro capítulo apresento as referências conceituais que orientam esta tese, com destaque para Rogério Haesbaert, Friedrich List, Gunnar Myrdal e Albert Hirschman, bem como reflexões sobre as relações entre espaço, poder e transportes, a partir de contribuições da geografia política e da geografia dos transportes, complementadas pelo debate sobre a evolução da noção de fronteiras de áreas periféricas para áreas centrais nos processos de integração regional. No segundo capítulo ofereço uma contextualização histórico-espacial do processo de ocupação das áreas aqui abordadas. O terceiro capítulo é dedicado à análise da formação das redes de transportes e atividades produtivas em Ponta Porã-Pedro Juan Caballero, enquanto o quarto capítulo faz o mesmo em relação à Foz do Iguaçu-Ciudad del Este. Os dois capítulos seguintes abordam os investimentos hidroviários e ferroviários. Em seguida explicito a existência de dois projetos antagônicos em disputa: o modelo primário exportador e o modelo desenvolvimentista calcado nas atividades intensivas em tecnologia e conhecimento. Um capítulo conclusivo encerra o trabalho.

[PDF]

OLIVEIRA, M. G. de. 2012. As cidades-gêmeas Ponta Porã-Pedro Juan Caballero e Foz do Iguaçu-Ciudad del Este diante da des-articulação regional sul-americana. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.