Projetos

Em Destaque:

Angra dos Reis: por que olhar para o passado?

Angra dos Reis é uma das mais antigas áreas de ocupação do litoral fluminense e da costa atlântica brasileira. Localizada numa estreita faixa terrestre entre a baia da Ilha Grande e a escarpa da Serra do Mar, seu território é recortado por penínsulas e enseadas, onde as montanhas e os costões e a presença do (Leia mais…)

Diagnóstico sócio-econômico da Bacia Hidrográfica de Sepetiba – RJ

Este volume apresenta os resultados obtidos com a execução da etapa 1 do Projeto “Zoneamento econômico-ecológico da Bacia de Sepetiba, RJ”, uma iniciativa da Secretaria de Assuntos Estratégicos do Governo Federal e do Instituto Estadual de Florestas (IEF-RJ) da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), em convênio com o CARTOGEO/ Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade (Leia mais…)

Diagnóstico sócio-econômico do Geosistema do Maciço da Tijuca

O Diagnóstico socio-econômico  integrou o Projeto Estudo de Qualidade Ambiental do Geoecossistema do Maciço da Tijuca – subsídios à regulamentação da APARU do Alto da Boa Vista (1999-2000), sob coordenação da Profª. Drª. Ana Luiza Coelho Neto (GEOHECO/UFRJ). Este projeto consistiu na análise diagnóstica e prognóstica sobre as relações floresta-cidade, visando o zoneamento da qualidade urbana (Leia mais…)

Gente do Caceribu, sua Geografia, sua história

Trabalho de pesquisa realizado pela Profa. Dra. Lia Osorio Machado, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, integrou a primeira fase do projeto “Gente do Caceribu” (Projeto FEEMA/IBG). A partir das paisagens humanas que se sucederam nessa sub-região, é contada uma breve geohistória desde o século XVI até os dias atuais. Relata também a luta (Leia mais…)

Interações transfronteiriças

Por estar inteiramente contido na Faixa de Fronteira do Brasil, o Estado do Acre está sujeito às normativas instituídas pela lei que criou esse território especial faz mais de trinta anos (Lei 6.634/1979). Para o estudo das interações transfronteiriças alguns aspectos gerais devem ser destacados ao se tomar como referência o limite internacional. Dos 22 (Leia mais…)

Proposta de Reestruturação do Programa de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira

O objetivo deste trabalho é definir uma agenda global de diretrizes, estratégias e instrumentos de ação destinados à Reestruturação do Programa de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira. A agenda tem como linhas condutoras o desenvolvimento econômico regional e a promoção da cidadania dos povos da fronteira, num momento em si estratégico de fortalecimento da integração (Leia mais…)

Segurança Pública nas Fronteiras: diagnóstico Socioeconômico e demográfico

  O Diagnóstico Socioeconômico e Demográfico da Faixa de Fronteira relacionado a criminalidade e violência é parte da pesquisa desenvolvida para o Ministério da Justiça- SENASP/Programa ENAFRON (Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras), cujo objetivo geral é intensificar o controle e a fiscalização na fronteira continental brasileira, especialmente a prevenção, controle e repressão de (Leia mais…)

Subsídios ao Zoneamento Ecológico Econômico do estado do Rio de Janeiro: diagnóstico socioeconômico

O Projeto Análise e qualificação sócio-ambiental do estado do Rio de Janeiro: subsídios ao Zoneamento Ecológico-Econômico resultou de um convênio entre a Secretaria Estadual do Ambiente do Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (GEOHECO e Grupo Retis) sob a coordenação geral da Profª Drª Ana Luiza Coelho (Leia mais…)


Design e desenvolvimento: SteimanKnorr.com