Cartografía

Aglomerações Transfronteiriças e Mobilidade. Uma aproximação desde casos da América do Sul.

As fronteiras internacionais são um elemento fundamental na construção dos estados modernos. O surgimento e transformação de conurbações de fronteira estão muitas vezes ligados com a abertura de pontes e outras infra-estruturas do sistema de circulação internacional. Assim, esses espaços urbanizados são caracterizados como passos necessários de fluxos legais e ilegais de pessoas e bens. (Leia mais…)

Condiciones de vida, situación de la salud y disponibilidad de servicios de salud en la frontera de Brasil: un enfoque geográfico

Paulo César Peiter Este estudio se propone identificar espacios críticos en la atención a la salud de la Franja Fronteriza de Brasil. Para ello se realizó una caracterización de la distribución de los recursos de salud por municipio y regiones fronterizas en 1999-2000, posteriormente relacionada con las condiciones de vida, situación de salud, accesibilidad geográfica (Leia mais…)

Dissertação “Nas bocas da cidade de Corumbá-MS; o comércio de drogas na fronteira”

A presente dissertação tem por objetivo central demonstrar e compreender as dinâmicas específicas do comércio fronteiriço de drogas ilícitas, assim como os processos de integração funcional que possibilitam as peculiaridades deste comércio nas cidades de Corumbá (Brasil) – Puerto Quijarro/ Puerto Suárez (Bolívia). A metodologia de pesquisa utilizada foi a etnografia, o que possibilitou entender esses processos e práticas (Leia mais…)

Documento especial fronteiriço: acordos internacionais e desacordos locais

Essa dissertação tem o objetivo provocar a reflexão sobre os acordos internacionais e os desacordos locais relacionados ao Documento Especial Fronteiriço implementado no Decreto 6.737/2009. Para tanto, devemos compreender que a fronteira deixou de ser concebida somente a partir das estratégias e interesses do Estado central, passando a ser concebida também pelas comunidades de fronteira, (Leia mais…)

Dossiê Temático Fazer a Fronteira – até 31/03/2018

Dossiê Temático Fazer a fronteira Organização: Rebeca Steiman (PPGG/UFRJ) e Licio Monteiro (IEAR/UFF) Traçar limites territoriais nos mapas ou demarcá-los no terreno são atos inescapavelmente intencionais e arbitrários, sendo os limites políticos interestatais o exemplo mais notório. Uma vez traçados, estes moldam corações e mentes a ponto de tornar reconhecíveis os territórios pela mera observação (Leia mais…)

EVENTO: V Seminário de Estudos Fronteiriços – Primeira Circular

Saiu a primeira circular do V Seminário de Estudos Fronteiriços a se realizar em Corumbá entre os dias 20 e 22 de maio de 2015. Trabalhos completos poderão ser encaminhados a partir do dia 1º de novembro de 2014 para o e-mail vsef.ufms@gmail.com. Mais informações na circular. Primeira circular V SEF Segunda circular V SEF


Design e desenvolvimento: SteimanKnorr.com