Dissertações e Teses

A Geografia da Saúde na Faixa de Fronteira Continental do Brasil na Passagem do Milênio

Esta tese examina a distribuição de quatros doenças transmissíveis: a malária, a AIDS, a tuberculose e a hanseníase, na Faixa de Fronteira Continental do Brasil, no período entre 1997 e 2001, identificando padrões espaciais e os possíveis determinantes para as diferentes incidências encontradas. A metodologia empregada fundamenta-se na abordagem da ecologia humana das doenças e (Leia mais…)

A Iconografia das Drogas Ilícitas na Imprensa: 1975-2002.

A questão das drogas ilícitas vem adquirindo visibilidade mundial nas últimas décadas. Neste contexto, a produção de imagens é uma ferramenta com alto potencial para divulgar representações específicas sobre a temática. Entre os vários tipos de imagens que servem a este propósito, aquelas veiculadas na imprensa escrita sob a forma de mapas esquemáticos são particularmente (Leia mais…)

A demarcação da Terra Indígena Raposa / Serra do Sol (Roraima): conflitos entre territorialidades (1993-2005)

A presença de uma Terra Indígena na Faixa de Fronteira, as disputas políticas e territoriais estabelecidas entre organizações indígenas tradicionais, organizações não-governamentais, órgãos da administração pública federal, estadual e municipal, as comunidades indígenas, fazendeiros, pecuaristas, garimpeiros, sociedade local e o Exército, compõem uma complexa rede com rebatimentos espaciais importantes. Acreditamos que os objetivos destes diversos (Leia mais…)

A fronteira Brasil – Paraguai: principais fatores de tensão do período colonial até a atualidade

Esta dissertação analisa os principais fatores de tensão na Fronteira Brasil-Paraguai desde o período colonial até a atualidade. A hipótese da pesquisa é que a tensão fronteiriça entre os dois países transita gradativamente da idéia de separação para a idéia de interpenetração, tendo como fatores centrais o conflito pelo uso das águas e a ambigüidade (Leia mais…)

A fronteira do Guaporé: a territorialidade na colonização em Rondônia

Este trabalho trata da aplicação do conceito de territorialidade a um processo recente de colonização oficial, como resultado da expansão da fronteira agrícola nacional. Pelo desvendamento dos mecanismos da territorialidade, as estratégias de controle territorial por parte do poder político oficial, coadjuvado pelo poder econômico privado, também podem funcionar a favor dos seus afetados. É (Leia mais…)

A Fronteira do Guaporé: o processo de apropriação de terra e a organização do espaço agrário

Caban, L. 1999.  A Fronteira do Guaporé: o processo de apropriação de terra e a organização do espaço agrário. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós Graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio de  Janeiro, Rio de  Janeiro.


Design e desenvolvimento: SteimanKnorr.com