Informações sobre o espaço geográfico são difundidas para o grande público através de veículos distintos. Há bastante tempo sabe-se que não são apenas as aulas de geografia e nossas experiências diretas que influenciam a construção de imagens mentais sobre o espaço. Através de jornais, revistas, televisores e computadores o público recebe uma grande quantidade de informação que influencia o processo de qualificação e significação dos lugares.

O presente projeto busca estabelecer uma discussão sobre o papel das imagens midiáticas na difusão de informações sobre o espaço geográfico a partir de um objeto específico: a cartografia jornalística brasileira construída para representar os espaços de fronteira sul-americanos. O objetivo aqui é identificar os significados associados aos espaços de fronteira a partir da linguagem cartográfica dos mapas veiculados na imprensa, considerando estas imagens como documentos figurativos de alta circulação, que podem difundir e revelar concepções distintas sobre estas regiões.

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Novaes, A.R. 2010. As Fronteiras na Imprensa: Um Estudo sobre a Representação das Fronteiras Sul-Americanas na Cartografia Jornalística. In: Rosendahl, Z. Corrêa, R. L.. (Org.). Temas e Caminhos da Geografia Cultural. Rio de Janeiro: EdUERJ, v. 1, pp. 233-260.