Essa monografia é o resultado do subprojeto de pesquisa desenvolvido como bolsista de iniciação científica (1995-1997) sobre as características do povoamento do estado de Rondônia no período 1980-1996. Insere-se no Projeto Integrado de Pesquisa “Redes, Território e Governo local na Amazônia”.

A monografia procura integrar o levantamento bibliográfico realizado com base de dados e espacial desenvolvidas no decorrer da pesquisa, assim como resultados do trabalho de campo realizado em Rondônia. (…) Com base nesse trabalho foram estabelecidos alguns parâmetros fundamentais para análise da organização espacial dessa subregião amazônica no sentido de mostrar a complexidade do processo atual de organização espacial. Uma análise que possa demonstrar qual é o peso de cada elemento na formação da estrutura espacial em Rondônia, sua diferenciação interna, em diferentes cortes temporais, compõem a segunda parte do trabalho. Os parâmetros, também com o auxílio da bibliografia e do trabalho de campo, são: projetos de colonização; imigrantes sulistas; urbanização e rede rodoviária; atividades produtivas (agropecuárias, beneficiamento de madeira, mineração).

Através do exame destes parâmetros, procuramos reconhecer padrões de povoamento e tendências no processo de ocupação do espaço intra-regional, como também a identificação de áreas de maior complexidade, ou seja, “uma variedade nos elementos e nas interações que constituem os diferentes arranjos espaciais; a instabilidade do povoamento, fortemente induzida por mudanças externas que atuam de modo frequentemente aleatório, em termos de coesão interna regional; a temporalidade de coisas e das ações; a presença de novos mecanismos de ‘comunicação’ entre indivíduos e organizações situadas em diferentes níveis escalares e interagindo sobre grandes distancias” (Machado, 1995).

Castro, B. C. C. 1997. Condições da ocupação do território de Rondônia (1980-1994). Monografia (Graduação em Geografia) – Departamento de Geografia, Universidade Federal do Rio de Janeiro,  Rio de Janeiro.