Camilla da Rocha Oliveira

A Gestão Territorial na Zona De Fronteira Acre-Peru e seus efeitos para os Povos Indígenas

Este trabalho procura compreender os efeitos territoriais das interações transfronteiriças na zona de fronteira Acre (Brasil) – Madre de Dios, Ucayali (Peru). Especificamente, analisamos a influência da gestão territorial, na forma de assimetrias e singularidades decorrentes do contato entre institucionalidades diversas, para o acirramento ou minimização de conflitos sócio-ambientais na região. A partir de um levantamento preliminar os povos (Leia mais…)

A Zona de Fronteira Acre-Peru: sobreposições territoriais no Parque Nacional da Serra do Divisor e as territorialidades indígenas e dos agentes ilegais

Oliveira, C. R.  2010. A Zona de Fronteira Acre-Peru: Sobreposições Territoriais no Parque Nacional da Serra do Divisor e as Territorialidades Indígenas e dos Agentes Ilegais. In: Anais do XVI Encontro Nacional de Geógrafos,  Porto Alegre: AGB.

Amazônia loteada pelo petróleo e gás: conflitos socioambientais na fronteira Brasil-Peru

Os conflitos socioambientais tem destaque na fronteira Brasil-Peru abarcando além dos recursos naturais, as coletividades em torno desses bens e suas formas de inter-relacionamento com o território. A presença do limite internacional, das políticas públicas para o ambiente, e a justaposição de ações socioambientais tornam a fronteira um território ainda mais dinâmico. Foram levantadas informações (Leia mais…)

As Sobreposições Territoriais na Zona de Fronteira Peruana: Indígenas Isolados, Meio Ambiente e Exploração dos Recursos

Oliveira, C. R.  2011. As Sobreposições Territoriais na Zona de Fronteira Peruana: Indígenas Isolados, Meio Ambiente e Exploração dos Recursos. In: Anais do I Simpósio Internacional de Geografia Política e Territórios Transfronteiriços e II Simpósio Nacional de Geografia Política, Território e Poder, Foz do Iguaçu:

DISSERTAÇÃO: Áreas Protegidas, Territorialidade Indígena e Conflitos Socioambientais na Zona de Fronteira Brasil-Peru

Os conflitos socioambientais passaram a ter destaque na fronteira Brasil-Peru nas últimas décadas abarcando os recursos naturais, as coletividades em torno desses bens e as formas de inter-relacionamento com o território. Nossa atenção na zona de fronteira internacional foi dedicada às unidades de conservação e terras indígenas acreanas que estão contíguas às áreas naturales protegidas, (Leia mais…)

Estudos de Caso das Interações Transfronteiriças na Fronteira do Estado do Acre com o Peru

Oliveira, C. R.;  Machado, L. O. 2007. Estudos de Caso das Interações Transfronteiriças na Fronteira do Estado do Acre com o Peru. In: 59ª Reunião Anual da SBPC. São Paulo: SBPC/UFPA.


Design e desenvolvimento: SteimanKnorr.com