Redes, Território e Governo Local na Amazônia

A Fronteira Agrícola na Amazônia Brasileira

  [PDF] MACHADO, L. A Fronteira agrícola na Amazônia brasileira. Revista Brasileira de Geografia, 54(2): 27- 55, 1992.

A Fronteira do Guaporé

Santos, C.  2001. A Fronteira do Guaporé. Porto Velho: Ed. Universidade Federal de Rondônia, 216 p.

A fronteira do Guaporé: a territorialidade na colonização em Rondônia

Este trabalho trata da aplicação do conceito de territorialidade a um processo recente de colonização oficial, como resultado da expansão da fronteira agrícola nacional. Pelo desvendamento dos mecanismos da territorialidade, as estratégias de controle territorial por parte do poder político oficial, coadjuvado pelo poder econômico privado, também podem funcionar a favor dos seus afetados. É (Leia mais…)

A Fronteira do Guaporé: o processo de apropriação de terra e a organização do espaço agrário

Caban, L. 1999.  A Fronteira do Guaporé: o processo de apropriação de terra e a organização do espaço agrário. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós Graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio de  Janeiro, Rio de  Janeiro.

A Geopolitica do governo local: proposta de abordagem aos novos territórios urbanos da Amazônia

Na última década, vários autores que não só geógrafos urbanos têm chamado a atenção para as modificações nas interações fundamentais definidoras do funcionamento e da evolução das cidades. Discute-se não só o destino das grandes cidades como a dinâmica do sistema urbano como algo mais amplo e mais complexo do que somente a expansão das (Leia mais…)

A ordenação do espaço no Mato Grosso: as relações entre o complexo da soja, a urbanização, e as unidades fito-geográficas

A ocupação do Mato Grosso intensificou-se a partir da década de 70, com as políticas e programas regionais do governo, que atuaram direta ou indiretamente neste estado. Pode-se destacar o POLONOROESTE, POLOCENTRO, PROTERRA, a construção das estradas BR 163 e BR 364, e os projetos de colonização privada, destinados aos pequenos e médios produtores do (Leia mais…)


Design e desenvolvimento: SteimanKnorr.com